08 de setembro de 2016 | Cápsulas

Agilize o Lançamento de seu produto utilizando uma cápsula

¿Sabes dónde comprar cápsulas vacías para medicamentos y cápsulas vacías para productos nutricionales, de calidad?

A velocidade é um fator crucial ao lançar novos produtos ao mercado. Para as formulações de dosificação sólidas, o pessoal encarregado da comercialização e o desenvolvimento de produtos deve considerar como a forma de dosificação eleita afetará à rapidez na qual o produto chegará aos estantes. Após ter trabalhado nas operações tanto de fabricação de tabletes quanto de enchido de cápsulas durante muitos anos, gostaria de assinalar desde a perspectiva da fabricação, áreas chave nas que as cápsulas lhe pouparão tempo.

 

 

Desenvolvimento de Produtos / Formulação

 

A cápsula de duas peças reduz o tempo e os materiais necessários para os formuladores que desenvolvem produtos de doses sólidas, já que a cápsula é um contêiner de fácil acesso e disponibilidade para a dose. Para os tabletes, os formuladores devem começar desde zero a cada vez, devem superar os obstáculos da compressibilidade, a dureza, a espessura, a friabilidade e a desintegração. Para superar estes desafios, deve-se alimentar, experimentar y qualificar um número maior de excipientes para um rendimento óptimo. Na produção de cápsulas, os formuladores podem determinar rapidamente fatores universais tais como o fluxo e a lubricidade, o que permite enviar o produto a fabricação bem mais rapidamente. Se você está a considerar um tablete como opção de dosificação sólida, lembre-se que qualquer modificação ao tamanho ou forma de produção acrescentará entre 4 a 6 semanas o tempo de início de fabricação.

 

 

Preparação de materiais

 

Possivelmente a maior poupança ocorre na etapa de preparação dos materiais. As formulações de cápsulas requerem menos etapas de processamento e menos equipe. Com respeito às cápsulas, o processo é simples: pesar, misturar, encapsular.
tabla-1-portugues
Ao desenvolver a mistura para a formação de comprimidos, as partículas devem ter as características adequadas para que tenha uma união forte, sem que se colem e perfurem as superfícies. A equipe de desenvolvimento de produto determinará a utilização da compressão direta, ou um granulado preparado. Quando utilizar a compressão direta, as forças de compressão mais altas darão lugar a uma maior despesa de dinheiro em ferramentas e peças de prensado, e assim mesmo se apresentará uma maior tendência a problemas de processamento. Para mitigar o anterior, muitos optam por desenvolver uma granulação do comprimido. O procedimento para preparar uma mistura granulada para a formação de comprimidos é exaustivo em termos de tempo, equipe e pessoal. Tenhamos em conta que cada passo que se ilustra a seguir requer operadores, equipe de limpeza, validação de processo, compromisso com a qualidade, e provavelmente possa falhar.

 

tabla-2-portugues 
Granulação de tabletes standard e fluída

 

 

Formação da dose

 

Os produtos que pela primeira vez são fabricados a escala podem ser impredecivéis e problemáticos. A variabilidade de peso é a dificuldade que se apresenta mais frequentemente durante a fabricação de cápsulas ou tabletes. Para evita-lo, a maioria de máquinas de enchido de cápsulas estão desenhadas com múltiplas ferramentas para ajudar a superar as inconsistências no peso. Pela forma de aprisionamento no enchido, há cinco estações ajustáveis utilizadas para preparar e ajustar a dose do produto. Outras ferramentas como o nível do recipiente, o tamanho do disco de dosificação e a velocidade da máquina também podem se utilizar eficazmente para regular o peso do produto.

 

O peso do tablete é uma medida de volume dependente de que o produto flua constantemente na matriz. Se no desenvolvimento do produto faz um bom trabalho com o procedimento de granulação, e se o grupo de fabricação prepara o material corretamente, você está pronto para começar. No entanto, se um dos muitos passos preparatórios não se completou corretamente, é provável que se requeira revisar e refabricar. A maioria dos tabletes também estão a recobertas, o que representa outro passo, outra máquina e uma probabilidade de perder o lote todo se não controlar cuidadosamente.

 

 

Vantagens de comercialização

 

As cápsulas de duas peças oferecem muitas vantagens sobre outros sistemas de formas farmacêuticas sólidas. Por um lado, as cápsulas são fáceis de engolir, não têm sabores ou cheiros desagradáveis, e, portanto, são preferidas por muitos consumidores em frente a outros sistemas de administração incluindo tabletes. Segundo um estudo das preferências dos pacientes, o 66% prefere as cápsulas, um 18% preferem comprimidos recobertos e 4% comprimidos não recobertos. [1]

Além do mais, as cápsulas têm um papel importante na promoção das marcas, já que as empresas podem eleger cápsulas personalizadas de duas cores com muitas opções de impressão, o que aumenta em grande parte a identidade de marca. Tudo isto pode se fazer antecipadamente através de seu provedor cápsula vazia.

 

Steve Lee
Technical Service Manager
FARMACAPSULAS

 

[1] Overgaard, A.B.A. et.al. “Patients’ Evaluation of Shape, Size and Color of Solid Dosage Forms.” Pharmacy World and Science. 2001; 23(5): 185-188

ico-cotizar

Citação