05 de julho de 2017 | Cápsulas

Como evitar a fissuração nas cápsulas, desde a produção até o consumidor

Agrietamiento en las cápsulas

Muitas vezes, a primeira pessoa que percebe uma cápsula rachada e fissurada é o consumidor. Isso é obviamente o pior cenário possível para qualquer fabricante de qualidade. Se o consumidor testa este produto com fugas, a impressão negativa que ele levará pode ser durável. Isso, então, levanta as seguintes perguntas: Por que não foi observado isso durante o processo de fabricação ou controle de qualidade? Que horas a cápsula perdeu a umidade?

Quando os fabricantes conhecem sobre o enfraquecimento das cápsulas de duas peças, as perguntas são geralmente sobre as condições de armazenamento da cápsula ou a fabricação da cápsula vazia. Embora estes são fatores críticos na estabilidade do corpo das cápsulas, existem muitos outros fatores que jogam um papel importante e, quando combinados, pode causar problemas. Esta é a razão pela qual os fabricantes precisam entender como evitar o enfraquecimento desde a origem na cadeia de abastecimento, até o ponto de compra do consumidor.

Manter a umidade adequada nas cápsulas é a chave para evitar cápsulas fissuradas. Os fabricantes de cápsulas de gelatina de duas peças sabem que a umidade do envoltório deve ser mantida acima de 13% para evitar a fissuração. Para algumas cápsulas de hipromelose (as chamadas “veganas”), especialmente aqueles que satisfazem os requisitos de dissolução USP, enfraquecimento pode ocorrer quando a umidade cai abaixo de 4%. A perda de umidade pode ser combinada com outros fatores físicos como por exemplo a pressão de enchimento e os pontos de impacto.

As seguintes são áreas ao longo da cadeia de abastecimento, nas quais as cápsulas geralmente podem se enfraquecer e rachar.

 

Armazenamento e transporte

O armazenamento das cápsulas em áreas muito quentes ou frias irá afetar o nível de umidade das cápsulas. Em todas as áreas de armazenamento, é importante assegurar que as cápsulas estejam dentro da faixa de temperatura recomendada mostrada nas caixas das cápsulas. Se você não pode controlar a umidade em seu armazém, certifique-se que as faixas de temperatura são cumpridas. O revestimento do saco da cápsula lhe proporciona proteção contra a umidade baixa até que o saco da cápsula seja aberto; a umidade ideal é muito importante para o quarto de enchimento de cápsulas. No armazenamento, lembre-se que o fluxo de calor está perto dos níveis do teto; por isso, é melhor manter as cápsulas longe de prateleiras altas. Os pontos quentes também estão perto das luzes de teto e dos sistemas de climatização. Se as embalagens das cápsulas têm muito plástico e são mantidas em lugares quentes ou úmidos, pode ocorrer um efeito estufa que pega o calor e a umidade em torno das cápsulas. Quando o transporte cápsulas vazias ou cheias, tente de tratá-las como se fosse chocolate. Procure manter as condições ideais.

 

Formulações

Algumas fórmulas são higroscópicas, ou seja, que extraem a umidade do ambiente. Uma cápsula de gelatina contém mais umidade do que uma de hipromelose e tende a perder umidade mais rapidamente. Quando as fórmulas são higroscópicas, uma cápsula de hipromelose geralmente é uma aposta mais segura. Além disso, para as fórmulas que extraem a umidade é aconselhável evitar a utilização de cápsulas coloridas com níveis elevados de dióxido de titânio (o ingrediente que faz com que as cápsulas sejam opacas), pois pela sua natureza, as cápsulas opacas são mais frágeis. Na formulação de cápsulas vazias, o ingrediente lauril sulfato de sódio (SLS) é geralmente utilizado como um agente emulsionante e tensioactivo. O SLS é como o sabão que permite a gordura e a água ocuparem o mesmo espaço. Portanto, as cápsulas livres de SLS são susceptíveis de ter pontos fracos onde a fissuração ocorre com mais frequência na área semicilíndrica da cápsula. Se a sua fórmula é higroscópica, considere se a hipromelose poderia satisfazer a aplicação.

 

Enchimento da cápsula

As condições no quarto de enchimento são essenciais em termos de umidade e temperatura. Durante os meses frios do inverno, os sistemas de aquecimento secam o ar até o ponto que podem se registrar níveis de umidade relativa entre 15-20%. As cápsulas expostas a este ar seco podem perder a umidade em minutos, tornando-se frágeis. Para esse período, pode usar umidificadores industriais portáteis para manter a umidade relativa numa faixa adequada de 45-50%. O uso de sacos herméticos para as caixas de cápsulas abertas, torna mais fácil para os operários proteger as cápsulas enquanto estão no quarto de encapsulamento. Na máquina de enchimento, certifique-se que está usando apenas a quantidade necessária de vácuo para separar as cápsulas vazias, especialmente quando está usando cápsulas opacas (de cor). O vácuo em excesso pode causar pequenas fraturas na cúpula do corpo da cápsula. No fecho da cápsula, a utilização de um calibre Passa/Não passa pode evitar a fissuração causada pelo fechamento forçado de uma cápsula cheia.

 

Embalagem

Durante a embalagem, há diversas fontes de calor e de impacto que podem contribuir para a fissuração da cápsula, geralmente depois de ter uma perda de umidade significativa durante o armazenamento, a formulação ou outros processos. As fontes mais comuns de calor são os equipamentos de embalagem e túneis de calor. As cápsulas que já estão frágeis podem se quebrar durante o esvaziamento desde os recipientes a granel para os contadores de cápsulas ou quando se usam alimentadores vibratórios agressivos. Para evitar rachaduras da cápsula na área de embalagens, seja cuidadoso com a manipulação. Desenhe processos de transferência de material que minimizem o impacto e evite a carga excessiva de peso em tremonhas de grande capacidade. Evite a exposição prolongada ao calor, especialmente em lugares onde as cápsulas podem entrar em contato com equipamentos quentes, tal como um termoformador.

Além disso, entenda que as cápsulas embaladas com dessecantes (que são concebidos para absorver a umidade), podem se enfraquecer nos armazéns e nas prateleiras das lojas.

As cápsulas de alta qualidade suportam os rigores de muitos desafios de produção e formulação. Para essas exceções, a implementação das práticas descritas acima garante que suas cápsulas chegarão ao cliente e deixarão a melhor impressão possível.

 

Steve Lee
Gerente de Serviço Técnico
CAPS Canadá® Corporation

ico-cotizar

Citação