18 de janeiro de 2022 | Sin categoría

Colorantes naturais: a próxima evolução das cápsulas HPMC

Tudo natural, vegetariano, sem glúten, Kosher, Halal e sem transgênicos. A lista de coisas que exigem os consumidores de nutracêuticos, probióticos e outros suplementos dietéticos preocupados pela sua saúde, segue crescendo, num mercado cada vez mais saturado, as marcas que querem destacar devem satisfazer este desejo de consumir produtos o mais “naturais” possível. As cápsulas de HPMC elaboradas com colorantes naturais oferecem aos fabricantes uma forma de diferenciar a sua oferta, ao tempo que oferecem aos consumidores os produtos naturais que desejam.

As cores das cápsulas podem desempenhar um papel importante na diferenciação dos produtos

É difícil afirmar que um produto é “totalmente natural” quando a cápsula está feita com colorantes sintéticos. Por esta razão, muitos fabricantes de suplementos “naturais” têm evitado por completo os colorantes e têm optado por cápsulas transparentes. Porém, com este enfoque, os fabricantes perdem a possibilidade de utilizar cores para marcar e diferenciar os seus produtos.

Uma das principais vantagens dos colorantes naturais é que estes pigmentos permitem aos fabricantes marcar as suas cápsulas com tonalidades atrativas e facilmente identificáveis, à vez que mascaram o aspecto dos ingredientes da cápsula e reforçam as afirmações de “naturalidade” do produto.

Desde o ponto de vista da marca, as cápsulas de cores podem criar produtos mais atrativos e reforçar as associações positivas com a marca e o seu valor.

As cores também podem servir para lembrar aos consumidores que devem consumir o produto. Os consumidores costumam criar uma forte associação entre a cor de um suplemento e a razão pela que o tomam. “Tenho tomado hoje, mesmo a minha pílula amarela?”, podem se perguntar os consumidores, ao lembrar os benefícios para a saúde que proporciona a pílula amarela.

Além de ser naturais, o uso destes pigmentos como fonte de cor nas cápsulas vazias têm uma vantagem adicional. As marcas podem desejar educar aos seus consumidores preocupados pela saúde e conscientes do meio ambiente de que estes pigmentos naturais:

  • Têm um alto valor nutricional. A diferença dos colorantes sintéticos, muitos dos pigmentos utilizados nos colorantes naturais aumentam o valor nutricional do produto final. As algas, por exemplo, contêm betacaroteno, que é uma boa fonte de vitamina A.
  • São ecológicos. O processo de produção de colorantes naturais a partir de algas e outras fontes naturais não implica o uso de produtos químicos nocivos e/ou contaminantes. De fato, o processo costuma produzir efluentes que são biodegradáveis e reutilizáveis como forragem, bioplásticos, etc.
  • Não são tóxicos nem cancerígenos. Os pigmentos derivados de fontes naturais têm sido certificados como seguros para o seu uso como colorantes alimentícios.

Há uma ampla gama de cores disponívei

Ao igual que as cápsulas HPMC fabricadas com colorantes sintéticos, as cápsulas HPMC fabricadas com colorantes naturais estão disponíveis em muitas cores patrão.

Na hora de eleger uma cor para as suas cápsulas, é aconselhável levar em conta que a cor visível nas telas dos computadores é útil para a seleção da cor, mas não coincidirá exatamente com a cor da cápsula final. Para ajudar a visualizar exatamente o aspecto de uma cor determinada nas suas cápsulas, é preciso solicitar as “tiras de película” para a sua avaliação. As tiras de película são amostras de cor feitas com o material HPMC real utilizado para fabricar as cápsulas. As tiras de película também são úteis para provar a capacidade de mascaramento de uma cor elegida.

É importante ressaltar que os colorantes elaborados com ingredientes naturais são menos estáveis, devido à ausência de aditivos sintéticos e conservantes. Assim mesmo, os tons ou matizes das cápsulas pigmentadas de forma natural podem variar de um lote a outro devido à variação dos tons ou matizes dos ingredientes subjacentes.

Os colorantes naturais são apropriados para todas as formulações?

O rendimento das cápsulas de origem vegetal de HPMC feitas com colorantes naturais é o mesmo que o das feitas com colorantes sintéticos. Por esta razão, qualquer formulação que seja apropriada para uma cápsula de HPMC, incluindo ervas, formulações higroscópicas ou sensíveis à umidade, líquidos, géis e pastas, pode se combinar com um colorante natural. O perfil de dissolução da cápsula, a capacidade de suportar variações de temperatura e umidade, a estabilidade, as propriedades de mascaramento, a vida útil (uns cinco anos ou mais) e o rendimento nas máquinas de enchimento, não se verá afetado.

A única consideração de rendimento que há de levar em conta é a cor, não a cápsula em si. Alguns colorantes naturais se desvanecem quando se expõem à luz ultravioleta ou infravermelha durante certos períodos de tempo, pelo que se aconselha às marcas que o tenham em conta à hora de desenhar a embalagem do produto.

A normatividade sobre queixas de produtos “naturais” varia segundo o país. Para satisfazer as necessidades ecológicas e de saúde dos seus clientes, os fabricantes de suplementos dietários, têm começado a fazer diversas declarações de saúde sobre os seus produtos. O movimento de “etiqueta limpa” é um excelente exemplo de isto. Porém, se aconselha às marcas que querem incluir o uso de colorantes naturais nas suas declarações de “etiqueta limpa” que elejam sus colorantes naturais com muito cuidado.

A razão é que, mesmo todos os colorantes naturais fabricam-se a partir do que a maioria das pessoas consideraria fontes “naturais”, desde o ponto de vista normativo, não há uma definição única do que constitui um “colorante natural”. Um colorante que a agência reguladora de um país considera “natural” pode não ser considerado como tal, pela agência reguladora de outro país.

Pelo tanto, se aconselha às marcas que peçam aos seus fabricantes de cápsulas que proporcione lista completa de ingredientes e fontes de ingredientes de cada colorante que se esteja considerando, para revisá-las junto com as instituições reguladoras dos países nos que se considera comercializar o produto.  

Nem todos os fabricantes de cápsulas poderão oferecer colorantes naturais. Há muitos colorantes naturais que não funcionam bem na fabricação de cápsulas. Mesmo aqueles que são apropriados, são bem mais difíceis de trabalhar que os colorantes sintéticos. Já que os melhores fabricantes de cápsulas com capacidades de pesquisa e desenvolvimento de vanguarda são capazes de introduzir no mercado cápsulas de HPMC com colorantes naturais, outros terão dificuldades para fazê-lo.

ico-cotizar

Citação