17 de março de 2017 | Cápsulas

Eliminação de defeitos mecânicos no fecho da cápsula

Alguns dos defeitos mais complicados da cápsula cheia ocorrem no processo de fechamento da cápsula, e se denominam separações, cápsulas telescópicas, dobras e tampões. Estes defeitos ocorrem durante o fechamento da cápsula, já que as bordas da tampa e o corpo batem; ocasionando fugas do produto em muitos casos. Devido à possibilidade de fugas do produto, os defeitos podem ser críticos nos critérios de nível de aceitação de qualidade e conduzirão a um processamento adicional.

 

Há muitos fatores que podem contribuir aos defeitos da cápsula fechada, incluindo formulações desafiantes, ferramentas gastadas, configuração incorreta da máquina e má qualidade da cápsula. Fatores que envolvem a equipe são com frequência a causa, e uma vez resolvidos pode ajudar inclusive quando se executam formulações difíceis. Estes são alguns conselhos para assegurar condições óptimas da máquina para fechar cápsulas com sucesso.

 

Configuração da estação de fechamento adequada

 

(Os termos da imagem inferior estão de esquerda à direita)

Domo do corpo – Ombro do corpo – Parede singela do corpo – Anel de ajuste da tampa – Domo da tampa – Ombro da tampa – Pré ajuste – Borda cortada da tampa – Anel de ajuste do corpo

 

Eliminating Mechanical Defects in Capsule Closing

 

No processo de fechamento das cápsulas no aparelho de enchido, aplica-se pressão à cúpula do corpo da cápsula, isso faz que a borda cortada do corpo se mova fora da ferramenta inferior para a borda cortada da tampa.

 

À medida que o corpo da cápsula entra na tampa, deve ter um movimento mínimo da tampa permitida dentro da máquina ferramenta. Este movimento é controlado pela contrapressão aplicada pela máquina de enchido na cúpula da tampa. Se a separação entre a função de contra fechamento e a tampa do domo é demasiado alta, a tampa empurrar-se-á para acima, perdendo o efeito estabilizador das paredes da ferramenta, disponível só na base do orifício. Por isto, muitos provedores de máquinas oferecem anéis de formato específico de tamanho para a função de fechamento de contador do recheado. Quando mudar o tamanho da cápsula, use os modificadores apropriados para assegurar a qualidade da cápsula fechada.

 

Muitas pessoas não consideram o impacto da longitude da tampa da cápsula vazia ao fechar a configuração da estação. As especificações de longitude da tampa diferem entre os vendedores de cápsulas, e podem requerer de ajuste leves para ter em conta estas diferenças. Para as máquinas com contra fechamento não estacionário (isto é, contra bucha, parafuso de fechamento superior), é um ajuste simples da máquina no que o fechamento superior se ajusta a .003-005 polegadas acima da cúpula da tampa quando o fechamento da parte superior estiver em sua posição mais baixa. Para as máquinas com fechamento não estacionário, pode ser necessário ajustar a estação de fechamento para estabelecer um espaço de 0,003 a 0,005 polegadas. Uma vez aplicado o espaço adequado, utilize o movimento para acima dos pinos de fechamento inferiores para conseguir sua longitude fechada adequada. Um pequeno investimento de tempo para afinar o contador de fechamento em sua máquina pode poupar-lhe tempo valioso e materiais causados pela inspeção e a repetição do trabalho

 

Estado e Cuidado das Ferramentas

 

As cápsulas vazias fabricam-se com grande cuidado e extrema precisão. A espessura exata da parede da cápsula desenha-se e consegue-se mediante a formulação cuidadosa, a imersão e os processos de secado, de modo que as cápsulas separar-se-ão, encher-se-ão e fechar-se-ão com exatidão. Para manter o mesmo rendimento de precisão no enchido da cápsula, requer-se que a máquina e as ferramentas se mantenham dentro de uma faixa aceitável de desgaste e com uma atenção cuidadosa para evitar danos às peças. Muitos dos ingredientes utilizados para encher cápsulas são de natureza abrasiva, e com o tempo, desgastam-se as dimensões críticas dentro da ferramenta. Duas áreas de especial preocupação estão situadas na ferramenta de tampa superior. A área na que descansa a borda da tampa no ferramental denomina-se “assento de tampa”. Embaixo disto, o buraco se estreita a uma área chamada o “passo do corpo”. Estas áreas da ferramenta são guias para unir à medida que as bordas do corpo e a tampa juntam-se para fechar. Quando o assento da tampa e / ou o bilhete do corpo estiver desgastado, surge a oportunidade da cápsula ficar fora da linea. A questão agrava-se quando se está encapsulando material abrasivo ou pegajoso, já que se move ao espaço disponível, mas indesejável, durante o fechamento.

 

É proveitoso para as empresas estabelecer um programa de medição de ferramentas para o desgaste, e o planejamento preventivo para a substituição quando seja necessário. Comece por obter medidas e tolerâncias de seu provedor de máquinas. As ferramentas que utilizará para medir as dimensões denominam-se “medidores de ligue” e podem se ordenar por tamanho através de armazéns de fornecimento comuns.

 

Por último, algumas palavras sobre o cuidado das ferramentas. Embora os componentes da máquina possam parecer robustos, podem-se danificar facilmente ao cair ou golpear uns contra outros durante o desmonte e a limpeza. Inclusive os pequenos arranhões nos orifícios afetam o fluxo adequado das cápsulas na máquina. Estabeleça uma cultura de cuidado das máquinas e componentes dentro de sua operação. Procure eliminar a prática de empilhar as peças e vertê-las juntas nos tanques de limpeza. A gerencia pode ajudar proporcionando as carroças e os acessórios apropriados de armazenagem para as ferramentas. Estabelecer estas práticas pode ajudar em sua busca de eliminar os defeitos de fechamento em sua cápsula de enchido da operação.

 

Steve Lee
Gerente de Serviço Técnico
CAPS Canadá® Corporation

ico-cotizar

Citação