27 de janeiro de 2017 | Cápsulas

Fundamentos de tempos optimizados em máquina e rendimento do produto

Fundamentos de tiempos y rendimiento del producto

No meu trabalho como gerente de produção de cápsulas recheadas, frequentemente desejava ver como operavam outras companhias na indústria. ¿O que tipos de equipes utilizavam, e com quais modificações? ¿o quais enfoques usavam para superar a formulação, o equipamento e os desafios ambientais? ¿O que poderia aprender e implementar a partir das práticas de outras companhias?

Após trabalhar uma década num ambiente singular, a última meia década da minha vida tem me levado visitar lugares de fabricação ao redor dos estados Unidos e Canadá, tanto na indústria nutricional quanto na farmacêutica. Tem sido uma maravilhosa oportunidade de ver os diferentes ambientes de fabricação, desde corporações multinacionais, até produção em pequenas vitrines. Nesta experiência, tenho aprendido a crer em vários princípios fundamentais, os quais são postos em prática pelas companhias manufatureiras de maior sucesso. A adesão a estes princípios cria um ambiente para o tempo optimizado das máquinas e o rendimento do produto. Este artigo foca-se nos temas de Seleção de Equipamento, Tempo de Inatividade Desenhado, Técnicas de Engenharia de Produção, os quais ajudarão ao leitor a maximizar os recursos em seu departamento de enchido de cápsulas.

 

Seleção de equipamento

Uma operação exitosa começa com a seleção apropriada do equipamento. Utilizarei uma analogia esportiva para ilustrar. Considere as implicações caso os oficiais da Taça Mundial de Futebol decidissem jogar um partido da final com uma bola de futebol americano em lugar de uma bola de futebol; com os mesmos jogadores, o campo e os objetivos. ¿ Poderiam os milhões de espectadores mundiais apreciar o jogo do jeito que esperavam?

Obviamente, o jogo mudaria em todos os aspectos, começando com o movimento da pelota no passe de abertura do jogo. O campo de jogo perfeitamente preparado e os jogadores de futebol mais talentosos do mundo lutariam para superar o desafio imposto pelo uso do equipamento errado. Um evento desta magnitude pode ser pouco provável no mundo do esporte, há similitudes que se traduzem diretamente a nossa indústria, do qual posso dar fé ao ver às pessoas que lutam por otimizar o equipamento incorreto para seu jogo.

 

Um exemplo do meu passado.

Uma empresa nutricional de tamanho médio tomou a decisão de investir na tecnologia mais recente no mercado para absorver um aumento dos negócios no departamento de dose sólida. Tomou-se a decisão de comprar a primeira máquina de sua classe fabricada até o momento. Tomou-se a decisão de comprar a primeira máquina de sua classe fabricada até o momento. Os conceitos por trás da máquina foram bastante atrativos, com uma diminuição no tempo de mudança e a facilidade da interface do operador. Como a tecnologia era nova, também era bastante cara. Por esta razão, a direção decidiu comprar o modelo mais pequeno disponível do equipamento visando operar a máquina continuamente à capacidade nominal mais alta.

Não passou muito tempo antes de que os empregados se colocassem em turnos estendidos, e os fins de semana de trabalho e dias feriados para compensar os desvios não planejados. O equipamento estava a operar à cada momento, com pouco tempo para realizar manutenção preventiva. Enquanto isso, os empregados estavam a sofrer de burn-out e a máquina começou a apresentar problemas também. As falhas tanto elétricas como mecânicas ocorreram a taxas cada vez maiores. Como a empresa procurou o apoio do fabricante da máquina, informou-se lhe que este modelo de equipamento não estava desenhado para o funcionamento contínuo, mas que foi construído para trabalho de investigação e desenvolvimento. O investimento se fez e o equipamento danificou-se. Foram dois anos de trabalho excessivo do pessoal e da máquina antes de que se fizessem os arranjos para um intercâmbio de equipamento por um de tamanho adequado.

Esta desafortunada experiência custou-lhe à empresa em termos de negócios com clientes, pagamento excessivo de horas extras para empregados e na moral general de todos os envolvidos em seu uso. ¿Não poder-se-ia considerar mais as demandas que fariam tanto ao equipamento como ao pessoal na hora da decisão de compra? Grande parte dos dados e a informação já estava disponível no momento da compra e poderia ter evidenciado o iminente desastre.

Muitas decisões de compra de equipamento se fazem usando só partes de uma equação necessária. Estas podem incluir: ¿Qual é o melhor preço que podemos obter para uma máquina de enchido de cápsulas? ¿Onde posso obter a máquina mais rápida? ¿Que tão fácil é de manejar? ¡Em alguns casos, as decisões tomam-se somente sobre a recomendação do representante de vendas do equipamento! Embora alguns destes fatores são importantes, só são as peças de um todo mais complexo com impacto em longo prazo.

 

1.Identificar a tecnologia adequada

Luta contra o impulso de fazer o preço e a disponibilidade seus primeiros qualificativos para uma compra de equipamento. A primeira consideração deve ser, ¿qual é a melhor tecnologia para seu aplicativo? No enchido de cápsulas, há várias tecnologias disponíveis, cada uma com vantagens únicas. Se você está a executar pós, há tamper, dosificador, e opções de enchido de barrena. Cada uma destas tecnologias existe devido às vantagens que oferecem. Considere as características do produto que vai executar, comparando com as capacidades do equipamento. Antes de realizar uma compra, trabalhe com os provedores de equipamento para realizar testes de fábrica, utilizando seus produtos mais exigentes. É melhor que você esteja presente durante estas provas; você observará que máquina trabalha mais naturalmente com seus produtos. ¿Funciona a máquina de imediato dentro de sua capacidade de funcionamento, ou há um ajuste ou modificação especial envolvidos? Estabelecer um sistema de qualificação que inclua os tempos de preparação, operação e limpeza, a qualidade do produto e o rendimento. Do mesmo jeito que no exemplo da Copa Mundial, se assegure do equipamento estiver à altura do aplicativo. Não há que passar por alto o impacto que o novo equipamento terá nas operações existentes. Algumas empresas encontram fortaleza na utilização de uma única tecnologia de enchido e um provedor de equipamentos. Eles têm acesso a benefícios, incluindo capacitação focada e conhecimento de equipamento, inventários simplificados de peças e menos procedimentos operativos padrões. No entanto, outras companhias encontram a força que utiliza tecnologias diversas, sendo capazes de produzir uma faixa mais ampla de produtos com menos excipientes e retrabalho do produto. Quando comprar um novo equipamento, é preciso determinar se a necessidade de simplicidade ou diversidade é maior, e então planejar em consequência.

 

2.Identificar o vendedor correto

A necessidade de considerar a questão da confiabilidade e a assistência técnica do equipamento é imperiosa. Quando sua nova máquina de enchido de cápsula se bloquear pela primeira vez (o qual acontecerá), e a peça de reposto que precisa não está em seu kit de peças de reposto, ¿qual é a disponibilidade da peça? Se o reposto original de fábrica não está disponível até dentro de oito semanas, ¿é a máquina o suficientemente comum para que os repostos possam se conseguir em outra parte? Isto pode significar o empréstimo de uma parte comum de outra empresa em sua área.

¿O que acontece se a máquina tiver um problema elétrico que é difícil para seu técnico resolver? ¿Como brindar-lhe-ão suporte técnico? ¿Estão disponíveis por telefone os técnicos com experiência do fabricante de repostos originais para que o possam guiar com eficácia através dos passos de resolução do problema? ¿Os técnicos brindam suporte em sua zona horária, e falam seu idioma com fluidez? Se os problemas seguirem sem resolver-se, ¿com que rapidez estarão em sua fábrica para resolver seu problema? ¿É a máquina o suficientemente comum para a indústria como para que possa receber suporte adicional de outras fontes? Muitos provedores de cápsulas oferecem um apoio incrível através de capacitação, reparo e assistência em manutenção preventiva. O melhor suporte da indústria pode-se oferecer quando a máquina de enchido de cápsulas é comum e popular em toda a indústria.

 

3.Identificar o tamanho correto do equipamento

A tarefa de otimizar o tempo de atividade dos equipamentos na fabricação é sem dúvida um dos grandes desafios que enfrentam os líderes de produção atualmente. É uma ocorrência comum na fabricação ver os esforços extremos realizados para maximizar o tempo de atividade no equipamento que não está corretamente dimensionado para a execução. Se adquirir o tamanho adequado do equipamento ao início, a produção tem a maior oportunidade de sucesso, sem pôr em perigo o bem-estar tanto do pessoal como do equipamento.

 

 

Excel Table Portugues

 

  1. Tamanho Médio de Produção: Calcule e ingresse sua dimensão média
  2. Ingresse o Modelo da Máquina e Cápsulas por hora
  3. Atribua a percentagem de Tempo de Atividade Projectado baseado na habilidade dos modelos de máquina para funcionar por períodos de tempo antes de precisar limpeza e manutenção (subjetivo).
  4. Tempo de Mudança de Produto – A quantidade de tempo necessário para de ensamblar, limpar e voltar a ensamblar.
  5. Tamanho médio de produção / capsules por hora / tempo de atividade projectado = Tempo de funcionamento   Mudo de produto = Horas Totais

Segundo a estrutura deste modelo, a máquina “Y” seria a opção mais efetiva para a média dada. Estes e outros modelos similares podem ser ferramentas efetivas empregadas pelos donos de negócios e a gerencia para ajudar a determinar o tamanho apropriado do equipamento para seu aplicativo. Utilizando este tipo de ferramenta, não terão que depender demasiado nos vendedores de equipamentos, quem às vezes podem se ver influídos pela perspectiva de maiores vendas e não estar familiarizados com os conhecimentos que tem a empresa que seleciona o equipamento.

 

Tempo de Inatividade Desenhado

O autor de negócios Stephen Covey utiliza a história do ganso e o Ovo dourado para ilustrar uma valiosa lição de capacidade de produção. Na história, um agricultor entusiasmado descobre que seu ganso de estimação está a pôr um ovo de ouro puro todos os dias. Após um tempo de alegria, a cobiça do agricultor rico por mais ouro o enlouquece, e decide decapitar à pobre criatura para sacar todos os ovos que devia ter dentro. Não só encontra ao ganso vazio, sina que tem destruído a fonte dos ovos de ouro.

Muitas empresas são como o agricultor nesta história, reduzem a eficácia diária e a vida dos equipamentos através da negligencia na manutenção preventiva e o reparo necessário, enquanto tratam de obter uma maior produção. Com frequência visito às empresas que não atribuem tempo de inatividade para a manutenção a não ser que a máquina virar inoperável devido a uma avaria. Este padrão de negligencia diminui a vida útil do equipamento e, em última instância, representa mais tempo de inatividade não planejado do que uma máquina cuja manutenção é realizada regularmente.

O esforço que implica o planejamento e implementação de um programa de manutenção preventiva proporciona um rendimento optimizado da máquina durante a produção, ajudando a prevenir a detenção cara e intempestiva durante as séries críticas de produção. Se não tem um programa de manutenção preventiva, aqui há a alguns conselhos a seguir:

  • Comece por definir a manutenção que seu equipamento requer, e em que intervalos. Por exemplo, ao fazer manutenção a um automóvel, há diferentes áreas de serviço que se realizam a intervalos variáveis tais como radiador, óleo de motor, filtros de ar e transmissão. As máquinas de enchido de cápsulas têm cames, cubos de bolas lineares, eixos, juntas e engrenagens; a cada um dos quais requer inspeção e manutenção a intervalos programados. Algumas áreas da máquina têm uma alta exposição a produtos pegajosos ou daninhos e devem submeter-se a manutenção com frequência, enquanto outras estão em lugares selados, requerendo sozinho tratamento periódico.

Geralmente proporciona-se informação específica sobre a manutenção do equipamento no manual de seu aparelho. Ainda que alguns manuais são muito específicos, alguns são igualmente superficiais. Se precisar assistência adicional, um grande recurso pode ser o equipamento de serviço técnico de seu provedor de cápsulas atual. Pode ser útil solicitar sua ajuda na configuração de seu programa, lhe ajudando com as primeiras rodadas de serviço da máquina.

 

  • Prepare um horário de acordo a intervalos predefinidos para a cada tipo de manutenção, e siga com o serviço. Uma cuidadosa coordenação e planejamento entre os técnicos e o pessoal de produção pode conduzir a tempos de inatividade ótimos. O trabalho em equipe e a paciência são com frequência requeridos pelo pessoal de manutenção e de produção. ¡Uma vez que o horário tem sido preparado, se devem aderir a este! Se precisam-se fazer variações neste, se deve comprometer à alternativa mais pronta possível. Deve se fazer um ajuste fino dos intervalos de manutenção, já que os técnicos observam coisas tais como a condição dos lubrificantes aplicados anteriormente e a tendência de falha da peça. Após um serviço de manutenção, os mecânicos devem provar a máquina com cápsulas vazias para garantir alinhamentos adequados e o rendimento geral.

 

  • Substitua as peças quando for necessário. A identificação e resolução de problemas de peças gastadas e danificadas durante o serviço de manutenção preventiva é crucial para evitar falhas desnecessárias durante a produção. À medida que os técnicos acostumam-se a realizar serviços de manutenção preventiva consistentes, sua capacidade para identificar partes gastadas e danificadas, junto com um entendimento de como isto afeta o funcionamento geral da máquina, aumentará. Os técnicos também devem medir periodicamente as brocas e pinos de ferramentas para determinar o desgaste da peça, informando de novo à administração para que os planos apropriados se possam fazer para substituir as partes caras. Uma vez mais, este é um área onde o departamento de serviço técnico de seu provedor de cápsulas deve ser capaz de ajudar.

 

Se não mantém seu equipamento e substitui as peças necessárias, diminuirá sua oportunidade de sucesso a cada vez que inicie uma produção. Isto também complica enormemente os esforços de solução de problemas quando surgirem problemas de produto, passando o peso da resolução aos desafortunados operadores da máquina de enchido de cápsula.

 

Trabalho em equipe

As complexidades dos problemas da máquina agravam-se por outros fatores, incluindo as formulações desafiantes e as questões da qualidade da cápsula vazia. Cada componente da formulação, a máquina de enchido e a cápsula vazia tem um papel critico na determinação do objetivo final de qualidade no enchido da cápsula.

O seguinte diagrama de Venn representa fatores importantes que contribuem a uma possível falha na operação de enchido da cápsula.

 

Circles in Portugues 2

 

 

Embora a debilidade em qualquer área da formulação, equipamento ou cápsulas pode ser suficiente para causar defeitos no acabamento da cápsula e causar problemas de eficiência, ¡considere o envolvimento quando combinar dois ou inclusive três debilidades juntas! Como novo operador de máquinas de enchido de cápsulas, lembro ter apanhado punhados de cápsulas enquanto se descarregavam da máquina, às vezes vendo vários tipos de defeitos ocorrendo simultaneamente. Pode ser um grande desafio para solucionar problemas ao executar uma formulação desafiante, usando ferramentas desgastadas e enchendo cápsulas de qualidade questionável.

Para uma maior oportunidade de sucesso no enchido de cápsulas, a cada área da matriz deve ser cuidadosamente examinada e planificada de antemão:

  • Os formuladores devem realizar provas de tamisagem, análises de partículas, provas de fluxo e provas de compactação. Quando os produtos novos ou questionáveis entram no área de enchido da cápsula, os técnicos da formulação podem apoiar estando presentes e observando a produção, tomando notas sobre as mudanças necessárias.

 

  • Os técnicos de manutenção podem ocultar sua vulnerabilidade no diagrama anterior mantendo o equipamento em excelente forma em todo momento. Estou familiarizado com uma empresa no oeste dos Estados Unidos, cujo departamento de encapsulação está a executar oito grandes máquinas automáticas de enchido, com cinco das máquinas com mais de vinte anos de idade. Este equipamento executa múltiplos turnos diários com muito pouco tempo de inatividade não planejado, com uma qualidade excepcional em cápsulas cheias. Uma das práticas subjacentes a seu sucesso é o compromisso com a manutenção preventiva e o cuidado do equipamento. Quando surgir um problema, os operadores e os formuladores têm grande confiança na equipe e podem concentrar seus esforços na resolução de problemas nas áreas restantes.

 

  • A qualidade nas cápsulas vazias é crucial para a qualidade numa cápsula cheia. Os responsáveis por especificar ou comprar cápsulas vazias têm vários fatores importantes a considerar.

 

Funnel Portugues 2

 

Para os fabricantes de suplementos dietéticos, as novas regulações de cGMP atribuem uma maior responsabilidade ao fabricante para assegurar o cumprimento da qualidade de seus provedores. Portanto, é fundamental que entenda e confie na corrente de fornecimento e o meio de fabricação de seu provedor de cápsulas.

Outro fator importante que nunca deve passar por alto no recheado da cápsula é o rendimento da máquina das cápsulas. As poupanças realizadas numa transação de compra inicial podem reverter-se rapidamente através da perda de matéria prima e o tempo de inatividade quando utilizarem cápsulas de baixa qualidade. Num supermercado, há alguns artigos que quase sempre se compram de marcas reconhecidas. Isto se deve a que a duplicação do rendimento geral e o valor é muito difícil, e onde a satisfação no resultado final é primordial. Nestes casos, pagar um pouco mais geralmente vale a pena o custo final. Em minha experiência, tanto como um fabricante e como técnico, o uso de cápsulas de alta qualidade não é um área onde a gente pode correr riscos.

¡No cuidado especial ao assegurar-se de que a formulação, o equipamento e as cápsulas vazias são óptimas, você proporciona a maior oportunidade de eficiência e qualidade em seu departamento de enchido de cápsulas!

 

Técnicas de Engenharia de Fabricação

Enquanto as iniciativas de melhora contínua como Six Sigma e Leiam Manufacturing estão em aumento e são inquestionavelmente invaluáveis, você não precisa um grau ou título especial para estudar melhoras em seu departamento. Alguns dos maiores engenheiros podem ser seus operadores, seus técnicos, e outros líderes de seu departamento. As melhoras realizadas desde dentro compensam o requisito e o impacto de forças externas em sua operação. ¡As melhoras impulsionadas internamente também conduzirão a uma maior eficiência e qualidade do produto, fazendo de você o herói da sua equipe ante os olhos dos chefes e os clientes! Estas são algumas ideias:

 

  • Periodicamente encarregar a um operador para sentar-se e observar durante as operações de limpeza ou mudança.
  • Encarregue pessoal para tomar notas e trazer ideias de melhora à próxima reunião da equipe.
  • O empregado deve registar as atividades observadas, e quanto tempo se tomar para as diferentes tarefas.
  • As companhias geralmente descobrem que estão a perder tempo excessivo devido à falta de ferramentas corretas no área. Esteja preparado para receber qualquer sugestão de melhora.
  • Nas reuniões do departamento, trabalhar juntos para encontrar soluções para as áreas de debilidade. Fomente o trabalho em equipe e a melhora mútua, desalentando a negatividade.
  • Estabeleça metas para e recompensas por melhorar. Se requerem recompensas criativas, esteja preparado para cozinhar para sua equipe; ¡Se a cozinha representa um castigo, arrume alguém que cozinhe para eles!

 

Um líder de empresa que conheço encarregou à cada empregado da produção para que fosse um engenheiro de fabricação em sua área. Os empregados apresentaram ideias de melhora que foram aprovadas, implementadas e recompensadas. As ideias que não foram implementadas foram valorizadas e elogiadas por este líder, proporcionando um ambiente que criou a aceitação e a criatividade. Enquanto o valor de cada mudança era importante, o valor adicional deu-se em a formação da mente de cada empregado à procura de melhores maneiras de fazer seu trabalho. Após um tempo, a busca de maneiras de melhorar a qualidade, de reduzir os resíduos e de maximizar a produção era inerente às áreas de produção, com os empregados naturalmente trabalhando para a melhora continua.

 

Conclusão

Convido-os a considerar os temas descritos neste artigo, a determinar o que pode ser mais útil em sua operação e comprometer recursos para melhorar. De a sua equipe uma classe mundial, proporcionando-lhe o equipamento adequado. Como empresa, trate a equipe como se fosse o ganso que põe ovos de ouro para você. ¡Com a gerencia, os formuladores, as compra, a manutenção e os operadores que trabalham juntos sinergicamente, encontrarão sucesso em resolver problemas de qualidade e de eficácia, levando eficazmente à companhia às maiores oportunidades para o sucesso!

 

Referências

1          Covey, S. (1989). Seven habits of highly effective people. New York: Simon and Schuster

ico-cotizar

Citação