Qual o tamanho de cápsula HPMC é melhor para o seu suplemento?

Que-tamano-de-capsula-HPMC-es-mejor-para-su-suplemento-dietario

É hora de fazer uma provinha surpresa:

 

  • Pergunta #1: O que é melhor, entregar o seu produto vitamínico ou suplemento numa cápsula grande ou em duas cápsulas menores?
  • Pergunta #2: Existe um determinado tamanho de cápsula que seja melhor para os óleos essenciais, para as ervas ou para as vitaminas e outros suplementos dietários?
  • Pergunta #3: As respostas às perguntas 1 e 2 são diferentes para as cápsulas de HPMC e as de gelatina?

 

Se as suas respostas foram “depende”, “não” e “não”, estão, tem acertado ¡Felicidades! 

 

As cápsulas vêm em tamanhos padronizados

Como amostra a seguinte tabela, as cápsulas HPMC vêm numa gama de dimensões.

Estes tamanhos de cápsulas estão padronizados em toda a indústria para todos os tipos de cápsulas. Em outras palavras, uma cápsula HPMC de tamanho 2 de um fabricante de cápsulas é do mesmo tamanho que uma cápsula de gelatina de tamanho 2 de outro fabricante de cápsulas.

 

Neste sistema de numeração padronizado, os números de tamanho das cápsulas estão relacionados inversamente com o tamanho da cápsula. Isto significa que uma cápsula de tamanho 4 é significativamente menor do que uma cápsula de tamanho 0, sendo o tamanho 00E a cápsula maior desta tabela.

 

Na indústria das vitaminas, assim como na dos suplementos nutricionais em geral, os tamanhos mais utilizados são o 00, o 0, o 1 e o 2. O tamanho 0 se considera especialmente versátil porque é o suficientemente grande para conter diversas misturas e o suficientemente pequeno, para que a maioria das pessoas possam tragá-lo sem dificuldades.

 

Qual o tamanho de cápsula necessita para a sua formulação?

 

A capacidade da cápsula é uma função tanto do volume quanto da massa (quer dizer, do peso). Não se trata só da quantidade de pó ou líquido que pode caber fisicamente na cápsula. O peso desse material de enchimento também é importante. O peso, pela sua vez, depende da densidade, que vária muito em função das propriedades específicas do material de enchimento.

 

Para calcular o tamanho da cápsula que necessita para conter a sua formulação, há que saber duas coisas: A densidade da formulação e a massa total (peso) do produto que vai querer encapsular.


Por esta razão, a sua pergunta de partida deve ser sempre: “Quantos miligramas de formulação há em cada dose recomendada?” A resposta a esta pergunta dá a massa.

 

A densidade calcula-se com a seguinte fórmula:

 

Densidade = Massa (g) / Volume (ml)

 

A massa baseia-se na dose, já que o volume baseia-se no espaço que ocupa esta dose numa colher medidora.

 

Isto é o que há de fazer: em primeiro lugar, encontre a linha da densidade da formulação que se aproxime à densidade da sua formulação. A continuação, procure o tamanho de cápsula que mais se aproxime, mas que não seja inferior, ao peso da sua formulação. Isto lhe indicará o tamanho da cápsula que se ajusta melhor à sua formulação. Por exemplo, se a densidade da sua fórmula é de 0,8 g/ml e o seu peso é de 295 mg, necessitará uma cápsula de tamanho 1. O tamanho 2, que contém 288 mg com essa densidade, seria muito pequena.

 

Também pode aproveitar a nossa útil calculadora de tamanho de K-CAPS.

 

Fatores a levar em conta à hora de eleger o tamanho da cápsula de HPMC

 

Determinar o tamanho mínimo de cápsula necessário para conter a sua formulação é só o ponto de partida. Depois disso, já seja que esteja encapsulando líquidos ou pós, também deve considerar o seguinte ao selecionar um tamanho de cápsula de HPMC para o seu produto.

 

Aceitabilidade/Tragabilidade – Uma vez que se conhece o tamanho da cápsula, há que considerar se esta tem um tamanho apropriado para ser ingerido pelo consumidor previsto. Se o tamanho da cápsula provavelmente seja difícil de engolir, resultará melhor repartir a dose em várias pílulas menores.

 

Por exemplo, a maioria dos adultos podem engolir facilmente uma cápsula de tamanho 0. Porém, as crianças e os idosos costumam ter dificuldades para engolir uma cápsula deste tamanho.

 

Aparência – Às vezes há razões para querer sair ao mercado com um tamanho de cápsula maior do que o que exige a sua formulação. Neste caso, pode utilizar uma cápsula da cor para ocultar o conteúdo, de modo que os consumidores não pensem que não estão recebendo uma dose completa porque a sua cápsula não está completamente cheia. Em outras ocasiões, pode-se pensar que umas cápsulas menores proporcionarão um maior atrativo visual. Neste caso, é recomendável dividir a dose em duas cápsulas.


Cumprimento na tomada- Para conseguir um maior cumprimento na tomada do medicamento, geralmente se procura comercializar o seu suplemento no tamanho de cápsula menor com o menor número de cápsulas por porção. Para consegui-lo, é possível que tenha que examinar detidamente os ingredientes inativos da fórmula. Pode reduzir o volume de “enchimento” sem comprometer o funcionamento do produto nas suas máquinas de enchimento?

 

Conclusão

 

Embora as diretrizes aqui apresentadas ajudam a determinar qual o tamanho de cápsula HPMC é o melhor para encapsular o seu suplemento nutricional, também pode encontrar apoio na análise da sua formulação com os nossos expertos da Farmacápsulas, quem sempre estão à sua disposição. Contate aos nossos expertos aqui.